Pisces Entertainment Group Brazil - Valorizando a Cena Independente Nacional.




É isso galera, o "rUmOrS mAg" bateu um papo com Ulysses que é CEO da Pisces Entertainment Group Brazil, e ele nos conta como são as atividades de uma das melhores agências/selos do Brasil, que já lançou nomes como Rock Rocket, Daniel Belleza e os Corações em Fúria, Zefirina Bomba, Das Projekt, entre outros.
Confira a seguir:

rUmOrS: A Pisces é uma Agência, Produtora e Loja, correto? Conta pra gente como tudo começou, de quem foi a idéia...

Pisces: A Pisces surgiu como uma pequena distribuidora de fitas k7 independentes em meados de 1996/97, em Bauru - interior de SP, o material naquela época era de difícil acesso, a cena underground estava forte e tinha muita procura por materiais de bandas independentes e desconhecidas! Completamos 17 anos em 2014, com raízes bem fincadas a Pisces segue firme forte e hoje em dia ninguém nos segura!

rUmOrS: E como você faz para administrar tudo isso?

Pisces: Devido a mudanças na empresa e um problema administrativo por parte de um ex-funcionário, estou administrando praticamente tudo sozinho e terceirizando alguns trabalhos, isto enquanto nosso novo escritório e estúdio não ficam prontos! Estando pronto iremos abrir vagas, interessados fiquem de olho!!!

rUmOrS: Como você vê a cena alternativa no Brasil?

Pisces: O Brasil possui uma das cenas mais criativas do mundo! O único problema é a mesma ser valorizada pelo tanto que ela vale pelo nosso próprio povo, que ainda teimam em achar que o que é bom vem de fora!!! 
Mas também sofremos por alguns artistas despreparados que não sabem como o mercado fonográfico funciona, são ansiosos demais, aliás estamos passando por uma “era do imediatismo” todos querem tudo para ontem, isto apenas faz com que vá tudo por água abaixo, a pressa é inimiga da perfeição, e sem perfeição um artista não vai muito adiante!

rUmOrS: E como a Pisces se tornou esse ponto de apoio para música independente?

Pisces: À partir de 2004 pegamos pesado no lançamento de cds, investi muito na empresa, muito mesmo (financeiramente falando), começamos a ser mais reconhecidos, até por ajuda da internet e redes sociais, começamos a receber muito material de toda parte do Brasil e do mundo! A intenção sempre foi levar a música boa ao alcance do público de todas as faixas etárias, por isso sempre tivemos um catálogo tão diversificado!

rUmOrS: Com a revolução dos arquivos MP3 e sites para download, como você vê hoje o público que compra LP's, CD's e por incrível que pareça até as Fitas K7 novamente?

Pisces: O material físico tem sua importância e utilidade, sem um cd não consegue shows, nem resenhas e matérias na mídia. Isto é comprovado! Portanto “lançar” somente digital não te leva muito longe, pois sua banda será mais uma em algumas dezenas de milhares!
Temos tantas bandas circulando na net que se não fizer algo de destaque você morre na praia! Os produtos, contratantes de shows e jornalista, adoram pegar um material físico em mãos, muitos são colecionadores e apreciadores e quanto mais caprichado for o gráfico mais atenção e elogios arrecadam, claro que o conteúdo é que dita a opinião final!
O mercado de LPs devido a sua morte pela indústria brasileira (somente o Brasil parou de investir neste formato! Aliás uma curiosidade a Pisces foi quem lançou o último compacto feito pela antiga "Polysom", que foi reativada a alguns anos atrás sob nova direção! O mercado de vinil está voltando, mas ainda muito fraco, devido a estrutura que temos no mercado atualmente é totalmente inviável trabalhar com LPs, os custos são absurdos e o consumidor será sempre o bem afortunado, pois nem todos tem 50 pilas para gastar com lançamentos independentes! Torcemos para que o consumo aumente para que possamos voltar a lançar a trinca LP/CD/K7 de um único titulo!!!

rUmOrS: Quais as outros estilos independentes que você acompanha?

Pisces: Nunca fomos fechados a estilos, acompanhamos todos do Grind a MPB!
Mas a Pisces irá inaugurar novos sub selos focados a estilos específicos, aliás já estamos com a Rotthenness (um dos selos mais antigos do Brasil desde de 1987) que é focado em som extremo (Metal/Grind/crust/heavy/doom/trash/death/etc.) e ainda este anos teremos mais 3 novos sob nossa direção!

rUmOrS: O quê fazer para chamar a atenção nesse novo mercado? A internet ajuda ou atrapalha em relação ao tipo de mídia física para vendas e distribuição?

Pisces: No momento não queremos muita atenção, rsrsrsrs... (qual empresa não quer não é? Como diz o velho ditado: "falem bem ou falem mal, mas falem de mim", tudo não passa de publicidade! Se você tem algo contra uma empresa, ignore ela, quanto menos você citar a mesma logo ninguém lembrará mais dela!).
A Internet sempre foi uma grande aliada, hoje em dia temos uma distribuição digital muito forte e que ultrapassa financeiramente a distribuição física!
No Brasil a compra de música digital está crescendo, mas mesmo assim temos e deixamos nossos artistas livres para publicarem seu material gratuitamente pela internet, isto não afeta a venda, principalmente internacional aonde valorizam o artista e pagam pelo download e pagam muito!!!

rUmOrS: Como você vê o mercado independente de música daqui a alguns anos?

Pisces: Difícil prever muito, a Pisces está reativando seu Net Label para trabalhar exclusivamente com o mercado digital, mas ainda estudamos outras maneiras de se adaptar no mercado fonográfico futuro! O conteúdo artístico só tende a crescer e melhorar! 

rUmOrS: Você tem um cast com ótimas bandas Nacionais, como são feitos os discos e o que têm de especial em cada processo criativo até a distribuição e divulgação?

Pisces: Praticamente todo o material chega pronto, damos algumas sugestões quanto a produção musical e gráfica, mas deixamos o artista totalmente livre para sua criação transparecer a maior sinceridade possível, nosso público sabe o que quer, e música “enlatada” não é uma delas! Sempre trabalhamos em conjunto com os artistas e cada caso é um caso!

rUmOrS: Quantos artistas estão no catálogo da Pisces hoje?

Pisces: Atualmente trabalhamos com + ou - 35 artistas, mas lançamos mais de 100 e já trabalhamos no passado com mais de 200!!!

rUmOrS: Têm alguma banda ou artista do Selo, que as pessoas deveriam ficar ligadas em relação ao lançamento de um novo trabalho ainda esse ano?

Pisces: Temos muitas, indico: Sonora Coisa, Marcos Gonzatto, Ken Stringfellow, Waldi & Redson, Romero, Eron Falbo, Universo Elegante, Bicicletas de Atalaia, Subtropicais, é melhor, ficarem de olho em todo o catalogo da Pisces, só trabalhamos com a “nata” da música independente nacional!!!

rUmOrS: O quê é necessário para fazer parte do cast da Pisces?

Pisces: O processo para “ser aprovado” para nosso cast não é muito complexo e nem exigente, apenas gostamos de bandas inovadoras, corajosas, que acreditam no próprio trabalho e sejam criativas! Como disse independente do estilo musical!
Faça diferente! não tenham medo! Criem ou destruam, mas inovem!
dai é só entrar em contato via email: contato@pisces.art.br, enviando mp3s, fotos, release e aguardar um retorno!!!  

rUmOrS: Ok, agora que já deixou todo mundo curioso, como a galera faz pra conhecer e comprar produtos da Pisces?

Pisces: Estamos lançando o novo site dentro de alguns meses, mas o antigo ainda esta no ar: pisces.art.br ou elo email contato@pisces.art.br, neste link tem a lista com praticamente tudo lançado pela Pisces e o que vem por ai! https://www.facebook.com/notes/pisces-records/cat%C3%A1logo-pisces/10150589803901502 

rUmOrS: Deixe um recado final pra galera que acompanha o blog? 

Pisces: Apoiem a cena independente! Comprem CDs, LPs, K7s e principalmente vão a shows! Sem a sua presença opinião e colaboração financeira a cena perde sua força e pode entrar em extinção!!!


rUmOrS: Só desejamos a Pisces que esse trabalho bem feito até agora continue por muitos e muitos anos,  apoio ao underground e sucesso!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário